Economia

Gastos do consumidor nos EUA sobem com força em julho, inflação avança

Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica, subiram 0,4% no mês passado, depois de avançarem a mesma taxa em junho

Consumo EUA: o núcleo do índice PCE, que inclui os componentes voláteis de alimentos e energia, avançou 0,2%, contra alta de 0,1% em junho (Scott Olson/Getty Images)

Consumo EUA: o núcleo do índice PCE, que inclui os componentes voláteis de alimentos e energia, avançou 0,2%, contra alta de 0,1% em junho (Scott Olson/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 11h02.

Washington - Os gastos dos consumidores nos Estados Unidos aumentaram com força em julho, indicando forte crescimento econômico no início do terceiro trimestre, enquanto uma medida de inflação atingiu a meta de 2 por cento do banco central norte-americano pela terceira vez neste ano.

O Departamento do Comércio informou nesta quinta-feira que os gastos do consumidor, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica, subiram 0,4 por cento no mês passado depois de avançarem a mesma taxa em junho. Economistas consultados pela Reuters esperavam alta de 0,4 por cento em julho.

Com a demanda em elevação no mês passado, os preços deram continuidade à sua tendência de alta. O núcleo do índice PCE, que inclui os componentes voláteis de alimentos e energia, avançou 0,2 por cento, contra alta de 0,1 por cento em junho.

Isso elevou o aumento na base anual para 2 por cento, de 1,9 por cento em junho. O núcleo do PCE é a medida preferida do Federal Reserve.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoEstados Unidos (EUA)Inflação

Mais de Economia

Brasil abre 201.705 vagas com carteira assinada em junho, alta de 29,5%

Poder de compra das famílias melhora, mas riscos seguem no radar

Pente-fino: Previdência quer fazer revisão de 800 mil benefícios do INSS até o fim do ano

Reino Unido tem rombo de 22 bilhões de libras em contas públicas

Mais na Exame