Economia

Focus segue esperando Selic em 7,0 por cento ao fim de 2018

Economistas consultados passaram a ver a alta do IPCA em 4,03 por cento em 2018, ligeiramente abaixo dos 4,04 por cento indicados no levantamento anterior

Ilan Goldfajn: BC optou por não dar pistas sobre suas decisões futuras para agir conforme o panorama do momento (Marcelo Camargo/Reuters)

Ilan Goldfajn: BC optou por não dar pistas sobre suas decisões futuras para agir conforme o panorama do momento (Marcelo Camargo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 10h10.

Brasília - A expectativa para a taxa básica de juros ao fim de 2018 foi mantida em 7,0 na pesquisa Focus do Banco Central, com o mercado deixando praticamente inalteradas suas projeções para a inflação deste ano e do próximo.

Os economistas consultados passaram a ver a alta do IPCA em 4,03 por cento em 2018, ligeiramente abaixo dos 4,04 por cento indicados no levantamento anterior. Para 2017, o percentual esperado seguiu em 3,09 por cento.

A meta de inflação para ambos os anos é de 4,5 por cento com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Após reduzir a taxa básica de juros a 7,5 por cento no mês passado, o BC optou por não dar pistas sobre suas decisões futuras para agir conforme o panorama do momento, deixando a porta aberta para mais reduções.

Na pesquisa anterior, os economistas do Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, já tinham passado a ver a Selic a 6,5 em 2018 e mantiveram a projeção desta vez.

Com o BC sinalizando claramente que, mantido o quadro atual, irá novamente colocar o pé no freio na diminuição da Selic em sua última reunião do ano, em dezembro, a expectativa geral e também do Top-5 é de um corte de 0,5 ponto percentual nos juros básicos, levando a taxa ao patamar de 7,0 por cento ao fim deste ano.

Para a economia, a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) permaneceu em 0,73 por cento para este ano e subiu para 2,51 por cento em 2018, ante 2,50 por cento antes.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoBanco CentralJurosSelicBoletim Focus

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março