Economia

FMI eleva projeção de crescimento para América Latina em 2010

Segundo a entidade, o Brasil deve crescer 5,5 por cento neste ano e 4,1 por cento no próximo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2010 às 11h34.

 Nova York - O Fundo Monetário Internacional elevou sua previsão de crescimento para a América Latina para 4 por cento em 2010 e 2011 e destacou a necessidade de ajustes na política monetária e fiscal.

As projeções anteriores do FMI em janeiro para a região foram de crescimento de 3,7 por cento do Produto Interno Bruto em 2010 e de 3,8 por cento em 2011.

Segundo a entidade, o Brasil deve crescer 5,5 por cento neste ano e 4,1 por cento no próximo.

As políticas monetárias de expansão ajudaram a reforçar a demanda interna na região, enquanto que bons fundamentos econômicos em seus sistemas bancários, balanços sólidos de empresas e preços mais altos das matérias-primas ajudam a recuperação, disse o FMI.

"No entanto, uma demanda externa fraca para o turismo a partir da América do Norte e na Europa impede o crescimento em várias economias da região, especialmente a do Caribe, enquanto a baixa nas remessas afetam muitas economias da ALC (América Latina e Caribe)", disse o relatório do FMI.

A previsão é que o Peru irá liderar o crescimento na região com 6,3 por cento este ano e 6,0 por cento em 2011, após ter evitado uma contração em 2009.

Prevê-se que o México registre um crescimento de 4,2 por cento este ano e 4,5 por cento no próximo, ajudado em parte pela recuperação nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:FMI

Mais de Economia

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito

BB Recebe R$ 2 Bi da Alemanha e Itália para Amazônia e reconstrução do RS

Arcabouço não estabiliza dívida e Brasil precisa ousar para melhorar fiscal, diz Ana Paula Vescovi

Benefícios tributários deveriam ser incluídos na discussão de corte de despesas, diz Felipe Salto