Economia

Fitch eleva rating da Espanha de BBB+ para A-

A Fitch comentou que a Espanha continua a se beneficiar de uma redução dos desequilíbrios macroeconômicos

Espanha: a agência espera que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre tenha sido de 0,8% (Getty Images/Getty Images)

Espanha: a agência espera que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre tenha sido de 0,8% (Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de janeiro de 2018 às 20h59.

São Paulo - A agência de classificação de risco Fitch elevou o rating de longo prazo e em moeda estrangeira da Espanha de BBB+ para A-. A perspectiva da nota é estável.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Fitch comentou que a Espanha continua a se beneficiar de uma redução dos desequilíbrios macroeconômicos, sustentada por uma recuperação econômica forte, de base ampla.

A agência espera que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre tenha sido de 0,8%, apresentando uma expansão de 3,1% em todo o ano passado.

De acordo com a agência, o consumo privado espanhol é apoiado pela criação contínua do emprego e o desemprego caiu para 16,7% em novembro, após ter tido um pico de 26,3% em 2013.

Além disso, a nota A- da Espanha reflete, de acordo com a Fitch, a economia diversificada do país.

Sobre a Catalunha, a agência aponta que a declaração de independência aumentou o risco político, mas pondera ao dizer que o impacto econômico, até o momento, "tem sido limitado".

Acompanhe tudo sobre:EspanhaFitch

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto