Economia

Fiergs projeta avanço de 5,1% do PIB gaúcho em 2013

Crescimento ocorrerá, porém, sobre queda de 2,3% do indicador ao fim de 2012


	Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul: a Fiergs, entidade industrial gaúcha, previu crescimento de apenas 0,9% para a economia brasileira em 2012
 (Wikimedia Commons)

Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul: a Fiergs, entidade industrial gaúcha, previu crescimento de apenas 0,9% para a economia brasileira em 2012 (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 18h05.

Porto Alegre - A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) projeta que a economia do Estado deve avançar 5,1% em 2013. Segundo a entidade, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual deve ser alavancado no próximo ano por um volume maior de investimentos e renda, dentro de um cenário de benefícios de desonerações fiscais, estoques ajustados, tendência de safra agrícola cheia, maior demanda externa e câmbio favorável.

O presidente da entidade, Heitor José Muller, avaliou que aponta para o crescimento da economia no próximo ano "uma série de sinalizações como a manutenção do juro baixo, a incorporação da competitividade no discurso do governo federal, a renovação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), o programa dos portos anunciado nesta semana e o início de uma reforma tributária".

A federação gaúcha alerta, no entanto, que esse crescimento será sobre uma base de comparação muito baixa. No fechamento de 2012, a entidade projeta queda de 2,3%, ainda sobre o impacto da quebra da safra agrícola no começo do ano. O setor agropecuário deve fechar com recuo de 37,8%, a indústria com encolhimento de 1,7% e o setor de serviços seguirá avançando em 2,8%.

Parte dos prejuízos da indústria é associada à dificuldade de exportações, especialmente com as políticas protecionistas adotadas pelo governo argentino, antes um dos principais parceiros comerciais do Estado.

Projeções nacionais

A Fiergs indicou que espera crescimento de 0,9% para a economia brasileira em 2012, queda de 0,2% na agropecuária, recuo de 0,7% na indústria e avanço de 1,6% no setor de serviços. Para o próximo ano, o crescimento deve ser de 3,3%.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraIndicadores econômicosPIBPrevisões para 2013Rio Grande do Sul

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor