Economia

FIEMT consegue suspender cobrança da CPMF

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) informou que a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) conseguiu liminar que desobriga as empresas industriais a pagar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A decisão beneficiará mais de 1 mil indústrias associadas aos 32 sindicatos filiados à entidade. O juiz da 2ª Vara Cível, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h22.

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) informou que a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) conseguiu liminar que desobriga as empresas industriais a pagar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A decisão beneficiará mais de 1 mil indústrias associadas aos 32 sindicatos filiados à entidade.

O juiz da 2ª Vara Cível, Jefferson Schineider suspendeu a cobrança, entendendo que os textos referentes à prorrogação da cobrança do CPMF, aprovados na Câmara dos Deputados e no Senado são diferentes. "Uma lei ou norma só pode ser publicada quando tiver entendimento igual na Câmara dos Deputados e Senado, o que não aconteceu", diz o advogado Victor Maizman, que presta assessoria jurídica à entidade.

A FIEMT entrou com mandado de segurança, no mês passado, contra a prorrogação da CPMF. "Em virtude da decisão liminar, as instituições bancárias deverão ser intimadas para cumprirem a ordem, ou seja, se absterem de efetivarem a retenção do CPMF das empresas industriais", diz Maizman.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Coisas assim levaram ao impeachment de Dilma, diz Meirelles sobre desconfiança com contas públicas

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi