Economia

Ferro cai abaixo de US$78 na China antes de feriado

Preços ampliaram perdas com oferta abundante e fraca demanda das siderúrgicas antes do feriado de uma semana do Dia Nacional


	Ferro: minério com 62% de teor de ferro caiu 1,1% nesta segunda-feira, para 77,7 dólares por tonelada
 (25/02/2005 REUTERS/Claro Cortes)

Ferro: minério com 62% de teor de ferro caiu 1,1% nesta segunda-feira, para 77,7 dólares por tonelada (25/02/2005 REUTERS/Claro Cortes)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2014 às 10h15.

Cingapura - Os preços do minério de ferro no mercado à vista da <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/china">China</a></strong> ampliaram perdas para menos de 78 dólares por tonelada nesta segunda-feira, em meio a uma oferta abundante e uma fraca demanda das siderúrgicas antes do feriado de uma semana do Dia Nacional, que começa na quarta-feira.</p>

Os lucros das indústrias no país asiático caíram 0,6 por cento em agosto ante um ano antes, revertendo uma alta de 13,5 por cento em julho, no mais recente sinal de enfraquecimento da segunda maior economia do mundo.

O minério com 62 por cento de teor de ferro caiu 1,1 por cento nesta segunda-feira, para 77,7 dólares por tonelada, menor patamar desde setembro de 2009, segundo dados do Steel Index.

"O excedente de oferta permanece uma questão importante tanto para o minério de ferro quanto para o aço e nós não enxergamos uma recuperação tão cedo", disse um operador de minério de ferro de Xangai.

Alguns investidores estão também reduzindo ou fechando suas posições nos mercados futuros de minério de ferro e de aço --que também atingiram mínimas históricas nesta segunda-feira-- antes do feriado prolongado, acrescentou o operador.

Grandes mineradoras como Vale e Rio Tinto têm elevado sua produção de minério de ferro nos últimos meses, inundando o mercado global.

Além das mineradoras, siderúrgicas chinesas com carregamentos excedentes vinculados a contratos de longo prazo com os fornecedores também estão descarregando produto no mercado, ampliando o excedente. Ao mesmo tempo, compradores interessados são raros, disseram operadores.

"Há muitos carregamentos no mercado e eu acredito que as usinas provavelmente já têm minério suficiente para cobrir suas necessidades durante o período de feriado", disse o operador de Xangai.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaMinériosPreços

Mais de Economia

Por que Países Baixos e Reino Unido devem perder milionários nos próximos anos?

STF prorroga até setembro prazo de suspensão da desoneração da folha

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

Mais na Exame