Economia

Fed condiciona alta de juros à recuperação da economia

Quase todos os membros também foram favoráveis a iniciar a redução este ano do volume maciço de títulos públicos e títulos garantidos por hipotecas

Fed: os membros deixaram claro que o cenário base era de retorno ao crescimento mais forte (Kevin Lamarque/Reuters)

Fed: os membros deixaram claro que o cenário base era de retorno ao crescimento mais forte (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 24 de maio de 2017 às 16h31.

Washington - Os membros do Federal Reserve, banco central norte-americano, concordaram que deveriam suspender o aumento das taxas de juros até que vejam provas de que a recente desaceleração econômica foi transitória, mostrou nesta quarta-feira a ata da sua última reunião de política monetária.

Quase todos os membros também se disseram favoráveis a iniciar a redução este ano do volume maciço de títulos públicos e títulos garantidos por hipotecas.

A visão sobre a taxa de juros no curto prazo, que a ata mostrou ser "generalizada" entre os nove membros do Fed que têm voto sobre a política monetária deste ano, coloca algumas dúvidas sobre as apostas de Wall Street para alta de juros na reunião de 14 e 14 de junho.

Os integrantes do Fed, no entanto, deixaram claro que o cenário base era de retorno ao crescimento econômico mais forte. Ainda assim, a ata foi a última indicação de maior cuidado do Fed em relação ao aperto da política monetária, já que o banco central começou a elevar a taxa de juros de quase zero em dezembro de 2015.

"Os membros julgaram que seria prudente aguardar evidências adicionais de que a recente desaceleração no ritmo da atividade econômica foi transitória antes de dar mais um passo na remoção da política expansionista", de acordo com a ata.

O crescimento econômico dos EUA desacelerou acentuadamente no primeiro trimestre, e o grupo mais amplo de 16 formuladores de política monetária do Fed, na reunião deste mês, discutiu porque isso ocorreu e as razões pela quais a medida subjacente de preços também tenha recuado abaixo da meta de inflação de 2 por cento.

Muitos desses membros disseram que o recente fortalecimento do mercado imobiliário e os investimentos foram bem recebidos e concordaram que a desaceleração dos gastos dos consumidores no início deste ano provavelmente seria temporária.

A discussão sobre a diminuição do balanço do Fed também foi debatida na ata pelo grupo mais amplo de discussão do Fed. Os membros disseram que isso poderia ser feito suspendendo o reinvestimento em títulos em vencimento, como por meio de cortes de reinvestimentos a cada três meses.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve System

Mais de Economia

Haddad espera que Brasil alcance grau de investimento em 2026 e deve rever crescimento desse período

Câmara aprova lei que cria incentivos fiscais para transição energética com hidrogênio verde

'Alta de juros está na mesa do BC', diz Galípolo

Mais na Exame