Economia

Fed aumenta taxa de juros dos EUA para 5%

Banco central americano decidiu por elevação pela 16ª vez seguida

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h30.

O banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed), aumentou nesta quarta-feira (10/5) a taxa de juros de curto prazo em 0,25 ponto percentual, para 5%. A instituição avisou ainda que pode promover novas elevações, mas que elas dependem da análise de dados econômicos que serão divulgados no futuro.

O aumento, o 16ªº consecutivo desde junho de 2004, já era esperado pelo mercado, de acordo com o jornal americano The Wall Street Journal. A decisão foi tomada de forma unânime entre os 11 membros votantes do comitê federal de mercado aberto do Fed, responsável pelas taxas de juros.

Em comunicado sobre a decisão, o Fed avisou que o crescimento econômico do país "tem sido bastante vigoroso nesse ano   até agora", mas que é "provável que modere o ritmo para um nível mais sustentado, refletindo em parte um resfriamento gradual do mercado imobiliário e os efeitos dos aumentos nas taxas de juros e nos preços de energia".

O Fed mostrou ainda cautela quanto à inflação, dizendo que ela pode ser pressionada por aspectos como o aumento nos preços de commodities. A instituição elevou ainda a taxa usada nos empréstimos feitos pelo banco central aos bancos comerciais de 5,75% para 6%. Onze dos 12 bancos regionais do Fed pediram o aumento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Senado marca sabatina de Galípolo para 8 de outubro, dia em que indicação será votada no plenário

Lula diz que acordo com Vale sobre desastres em Minas Gerais será resolvido até outubro

Alckmin descarta risco de faltar energia no Brasil, mas reconhece maior seca desde 1950

Déficit fiscal chega a R$ 9,3 bilhões em julho, informa o Tesouro Nacional

Mais na Exame