Vista de pés de soja na cidade de Primavera do Leste no Mato Grosso: consultoria citou um clima favorável na região Centro-Oeste (Paulo Whitaker/Reuters)
Da Redação
Publicado em 8 de abril de 2013 às 13h42.
São Paulo - A consultoria FCStone elevou sua estimativa para a produção brasileira de soja da temporada 2012/13 em 4 por cento nesta segunda-feira, citando um clima favorável na região Centro-Oeste.
A consultoria estima a produção em 83,32 milhões de toneladas, acima do número de fevereiro de 80,01 milhões de toneladas.
Com a colheita de soja praticamente encerrada na região produtora do Centro-Oeste do país, a estimativa é de uma safra recorde por conta de condições climáticas favoráveis.
Analistas da FCStone, no entanto, reduziram sua estimativa para a área plantada com soja em 1 por cento, para 27,13 milhões de hectares ante os 27,29 milhões de hectares previstos em fevereiro.
A alta da produção, portanto, se deveria a uma produtividade acima da média nos Estados do Centro-Oeste.
A produtividade nacional foi prevista pela consultoria em 3.061 kg por hectare, cerca de 4 por cento maior que o rendimento de 2.931 kg visto em fevereiro.
No Paraná, o crescimento das plantas estava melhor que o esperado. Em geral, os produtores estão colhendo soja com produtividade acima de 3 mil kg por hectare.
Sobre o Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor, e que foi afetado por uma seca entre novembro a janeiro, a consultoria afirmou que o Estado "conseguiu recuperar seu potencial de produção devido às chuvas nos últimos dois meses, surpreendendo". A produtividade média nas áreas gaúchas é estimada em 2.840 kg por hectare.