Economia

Exportações de soja do Brasil disparam após início lento

Exportações no acumulado das quatro primeiras semanas de maio se aproximaram de recorde histórico, somando 6,8 milhões de toneladas

Trabalhador caminha por plantação de soja em fazenda na cidade de Primavera do Leste, em Mato Grosso (Paulo Whitaker/Reuters)

Trabalhador caminha por plantação de soja em fazenda na cidade de Primavera do Leste, em Mato Grosso (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2013 às 13h32.

Hamburgo - As exportações da nova safra brasileira de soja estão subindo acentuadamente após um início lento causado por problemas de transporte, e mais da metade do total esperado para 2013 já foi enviado, disse a consultoria Oil World nesta terça-feira.

"As exportações de soja do Brasil devem ser imensas em maio", disse a Oil World. "Nós agora consideramos a possibilidade de que as exportações totais brasileiras de soja chegarão a pelo menos 8,7 milhões de toneladas em maio (ou)provavelmente 9 milhões de toneladas, em comparação com 7,3 milhões de toneladas há um ano", acrescentou a consultoria.

As exportações brasileiras de soja no acumulado das quatro primeiras semanas de maio se aproximaram de recorde histórico, somando 6,8 milhões de toneladas, informou na segunda-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Os compradores ainda têm aguardado grandes exportações de uma nova safra de soja de Brasil e Argentina para aliviar um mercado global apertado. Os preços da soja atingiram máximas de todos os tempos em setembro de 2012, após uma forte seca atingir a safra norte-americana.

Mas gargalos portuários e logísticos no Brasil, além de greves, afetaram os embarques no início do ano, em meio à forte demanda global.

Caso se confirmem as previsões da Oil World, os envios em maio podem elevar as exportações brasileiras de janeiro a maio de 2013 para pelo menos 20,4 milhões de toneladas, 53 por cento das exportações totais esperadas para o ano-safra de 2013, e uma alta ante as 18,5 milhões de toneladas vistas no mesmo período de 2012, disse a Oil World.

Havia uma contínua preocupação de que conflitos laborais poderiam interromper as exportações de soja da Argentina após uma greve portuária no país encerrada na quinta-feira, disse a consultoria.

As exportações de soja do Paraguai também estão "aumentando fortemente" após uma safra melhor que o esperado, acrescentou.

A Oil World agora elevou sua previsão para a colheita de soja do Paraguai em 2013 para 8,8 milhões de toneladas, mais que o dobro das 4 milhões de toneladas colhidas no início de 2012.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaComércio exteriorCommoditiesExportaçõesSojaTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor