Economia

Executivos avaliam que economia do Japão está melhor

Pesquisa mostra que 58,6% dos ouvidos no levantamento disseram que a economia está crescendo, um aumento significativo ante 38,6% registrados na pesquisa anterior

Mais executivos japoneses têm manifestado melhora do sentimento corporativo, segundo pesquisa (Bay Ismoyo/AFP)

Mais executivos japoneses têm manifestado melhora do sentimento corporativo, segundo pesquisa (Bay Ismoyo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2012 às 14h07.

Tóquio - Mais executivos japoneses têm manifestado melhora do sentimento corporativo, segundo pesquisa do jornal Nikkei, citada pela Dow Jones. A pesquisa deste sábado mostra que 58,6% dos ouvidos no levantamento disseram que a economia doméstica está crescendo, um aumento significativo ante 38,6% registrados na pesquisa anterior, realizada em dezembro.

Embora existam fatores de risco, como a elevação dos preços do petróleo, o resultado indica um futuro mais otimista para a economia japonesa. As respostas obtidas na pesquisa foram enviadas por 140 presidentes e representantes do alto escalão de companhias do Japão.

Na pesquisa, quase 60% dos ouvidos disseram que estavam otimistas - 44,3% dizem que a economia mostra alguns sinais de melhora e 14,3% afirmam que a economia está crescendo quando comparada há seis meses.

Enquanto isso, 37,1% dos pesquisados afirmam que quase não viram mudança na economia, enquanto 3,6% avaliam as condições como tendo piora.

Em relação à perspectiva econômica, 75,7% dos executivos avaliam que a economia será melhor ou estará mostrando alguns sinais de melhora três meses à frente, acima dos 43,8% dos ouvidos na pesquisa anterior.

A pesquisa pediu aos executivos que enumerassem duas principais razões para a expectativa de melhora que foi citada. O maior grupo de resposta, com 63,2% dos pesquisados, atribui tal perspectiva ao desempenho do iene.

O segundo motivo mais votado foi a demanda relativa à reconstrução após o terremoto. As repostas que citaram a economia norte-americana totalizaram 27,4%. As informações são da Dow Jones. (Nalu Fernandes)

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoJapãoPaíses ricos

Mais de Economia

Chinesa GWM diz a Lula que fábrica em SP vai produzir de 30 mil a 45 mil carros por ano

Consumo na América Latina crescerá em 2025, mas será mais seletivo, diz Ipsos

Fed busca ajustes 'graduais' nas futuras decisões sobre juros