Economia

EUA tiveram expansão modesta a moderada, diz Livro Bege

O relatório divulgado hoje diz que oito dos 12 distritos regionais do Fed relataram melhora na atividade econômica


	Federal Reserve: "A perspectiva, na maioria dos distritos, continuou otimista", diz o Livro Bege do Fed
 (Karen Bleier/AFP)

Federal Reserve: "A perspectiva, na maioria dos distritos, continuou otimista", diz o Livro Bege do Fed (Karen Bleier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2014 às 17h07.

Washington - A atividade econômica melhorou na maior parte dos Estados Unidos entre janeiro e fevereiro, mas o rigor do inverno impediu um crescimento mais forte, diz o "livro bege" do Federal Reserve, o sumário sobre as condições da economia norte-americana que servirá de base para as decisões de política monetária na próxima reunião do Comitê de mercado Aberto (Fomc), nos dias 18 e 19 de março.

O relatório divulgado hoje, preparado pelo Federal Reserve Bank de Atlanta com dados coletados até 24 de fevereiro, diz que oito dos 12 distritos regionais do Fed relataram melhora na atividade econômica, mas, na maioria dos casos, a expansão foi "de modesta a moderada". "A perspectiva, na maioria dos distritos, continuou otimista", diz o Livro Bege.

A sucessão de tempestades de neve teve impacto nas vendas no varejo, especialmente de veículos, e também na produção e nas vendas da indústria.

A atividade no setor de viagens e turismo melhorou na maior parte do país, mas declinou em Filadélfia e teve um resultado misto em Nova York e Minneapolis.

O Super Bowl, final do campeonato de futebol americano, em 2 de fevereiro em Nova Jersey, elevou as taxas de ocupação dos hotéis na região de Nova York.

Em várias regiões, as tempestades de inverno prejudicaram a atividade nos transportes, afetando as cadeias de suprimento e os embarques; na região de Dallas, os volumes de carga transportada caíram em comparação com o mesmo período do ano passado. Em algumas regiões, interrupções no fornecimento de energia elétrica afetaram a atividade da indústria.


Algumas regiões, porém, foram beneficiadas: os resorts de esqui nas regiões de Kansas City, Richmond e Minneapolis registraram maior comparecimento, por causa do acúmulo maior de neve; as compras de produtos relacionados ao inverno impulsionaram as vendas no varejo nas regiões de Richmond, Chicago e Minneapolis.

Os hotéis nas áreas de Atlanta e Boston registrarem crescimento na ocupação, mas os restaurantes e museus foram prejudicados.

Segundo o livro bege, o nível de emprego melhorou gradualmente na maioria das regiões. Alguns bancos relataram falta de trabalhadores especializados, especialmente nas áreas de serviços de saúde e tecnologia da informação.

Mais empregados temporários foram contratados para trabalho em temo integral nas regiões de Boston e Richmond; nas áreas de Atlanta e Dallas, houve falta de caminhoneiros.

As pressões de alta nos salários permaneceram estáveis na maioria dos distritos.

O mercado de imóveis residenciais continuou a melhorar em várias regiões, com estoques baixos de moradias e preços continuamente em alta.

Os distritos de Boston e Nova York relataram resultados mistos de vendas; os de Filadélfia, Cleveland, Minneapolis e Kansas City observaram recuos nas vendas de moradias. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoFed – Federal Reserve SystemMercado financeiro

Mais de Economia

Desemprego cai para 7,1% em maio, menor taxa para o mês desde 2014

Plano Real, 30 anos: Gustavo Franco e o combate à doença da hiperinflação

FMI reduz previsão de crescimento do PIB dos EUA

Lula diz que Galípolo ‘tem condição’ de presidir BC, mas que decisão será feita com o Senado

Mais na Exame