Economia

EUA admitem negociar mercado agrícola

Brasília, 23 de abril (Portal EXAME) Já parece distante o tempo em que o governo brasileiro ficava arrepiado quando o secretário do Tesouro dos Estados Unidos ia falar. John Snow, que está no cargo desde janeiro, tem de sobra a diplomacia que faltava a seu antecessor, Paul O Neill, famoso pelo tom agressivo de seus […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

Brasília, 23 de abril (Portal EXAME) Já parece distante o tempo em que o governo brasileiro ficava arrepiado quando o secretário do Tesouro dos Estados Unidos ia falar. John Snow, que está no cargo desde janeiro, tem de sobra a diplomacia que faltava a seu antecessor, Paul O Neill, famoso pelo tom agressivo de seus pronunciamentos. Os Estados Unidos estão firmemente comprometidos com a abertura dos mercados , afirmou Snow nesta terça-feira (22/4), no Ministério da Fazenda. Estamos preparados para discutir tudo, inclusive temas agrícolas .

A declaração foi dada depois de Snow se reunir com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, na qual foram abordados comércio exterior e a situação econômica do Brasil e do mundo. Snow fez questão de dizer, porém, que o Brasil tem de negociar temas agrícolas também na OMC, em âmbito mundial, e não somente na Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Snow classificou de excelentes os encontros que teve nesta terça com Palocci e com o presidente do BC, Henrique Meirelles. Disse que a administração do presidente Luís Inácio Lula da Silva vai muito bem . De acordo com o secretário cujo cargo, nos EUA, corresponde ao de ministro da Fazenda , Lula tem mostrado liderança ao lidar com questões delicadas em políticas fiscal e monetária. Essa atuação, na opinião de Snow, deverá levar o mercado externo a responder favoravelmente, com o prosseguimento da queda do risco-país.

Palocci retribuiu os elogios: John Snow tem sido um dos responsáveis pelos pronunciamentos de instituições multilaterais favoráveis ao Brasil , disse. O ministro fez uma brincadeira com o fato de ter quebrado a perna jogando futebol no feriado: explicou ao visitante que era o artilheiro do governo, mas que, agora, devido ao acidente, estaria fora da escalação da seleção brasileira.

Snow vai a São Paulo nesta quarta-feira (23/4) para fazer um discurso na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, e retorna a Brasília à tarde, para se encontrar com o presidente Lula. Na quinta, segue viagem para Equador e Colômbia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Carro novo ou usado? Financiamentos de veículos cresceram 14,8% em agosto

Pix da Caixa está fora do ar? Usuários reclamam de instabilidade no app e no site

Lula sanciona lei que libera concurso público pela internet e avaliação psicológica

Risco de deflação na China acende sinal para economia fraca no país