Economia

EUA admitem negociar mercado agrícola

Brasília, 23 de abril (Portal EXAME) Já parece distante o tempo em que o governo brasileiro ficava arrepiado quando o secretário do Tesouro dos Estados Unidos ia falar. John Snow, que está no cargo desde janeiro, tem de sobra a diplomacia que faltava a seu antecessor, Paul O Neill, famoso pelo tom agressivo de seus […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

Brasília, 23 de abril (Portal EXAME) Já parece distante o tempo em que o governo brasileiro ficava arrepiado quando o secretário do Tesouro dos Estados Unidos ia falar. John Snow, que está no cargo desde janeiro, tem de sobra a diplomacia que faltava a seu antecessor, Paul O Neill, famoso pelo tom agressivo de seus pronunciamentos. Os Estados Unidos estão firmemente comprometidos com a abertura dos mercados , afirmou Snow nesta terça-feira (22/4), no Ministério da Fazenda. Estamos preparados para discutir tudo, inclusive temas agrícolas .

A declaração foi dada depois de Snow se reunir com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, na qual foram abordados comércio exterior e a situação econômica do Brasil e do mundo. Snow fez questão de dizer, porém, que o Brasil tem de negociar temas agrícolas também na OMC, em âmbito mundial, e não somente na Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Snow classificou de excelentes os encontros que teve nesta terça com Palocci e com o presidente do BC, Henrique Meirelles. Disse que a administração do presidente Luís Inácio Lula da Silva vai muito bem . De acordo com o secretário cujo cargo, nos EUA, corresponde ao de ministro da Fazenda , Lula tem mostrado liderança ao lidar com questões delicadas em políticas fiscal e monetária. Essa atuação, na opinião de Snow, deverá levar o mercado externo a responder favoravelmente, com o prosseguimento da queda do risco-país.

Palocci retribuiu os elogios: John Snow tem sido um dos responsáveis pelos pronunciamentos de instituições multilaterais favoráveis ao Brasil , disse. O ministro fez uma brincadeira com o fato de ter quebrado a perna jogando futebol no feriado: explicou ao visitante que era o artilheiro do governo, mas que, agora, devido ao acidente, estaria fora da escalação da seleção brasileira.

Snow vai a São Paulo nesta quarta-feira (23/4) para fazer um discurso na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, e retorna a Brasília à tarde, para se encontrar com o presidente Lula. Na quinta, segue viagem para Equador e Colômbia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

IPCA sobe 0,33% em janeiro com alta na gasolina

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos