Economia

Etanol hidratado recua 7,3% na usina em São Paulo

Segundo Cepea, preço recuou para R$ 1,2568 por litro com o avanço da moagem da nova safra


	Um trabalhador corta cana em Pradópolis: moagem de cana do centro-sul do Brasil saltou 71,45% no acumulado da safra 2014/15
 (Rickey Rogers/Reuters)

Um trabalhador corta cana em Pradópolis: moagem de cana do centro-sul do Brasil saltou 71,45% no acumulado da safra 2014/15 (Rickey Rogers/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2014 às 17h07.

São Paulo - O preço do etanol hidratado na usina recuou 7,3 por cento na semana passada, na comparação com o período anterior, para 1,2568 real por litro, com o avanço da moagem da nova safra, avaliou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta segunda-feira.

A moagem de cana do centro-sul do Brasil saltou 71,45 por cento no acumulado da safra 2014/15 até 16 de abril, na comparação com o mesmo período do ano passado, com ajuda do clima mais seco neste começo da temporada, segundo apuração mais recente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Um baixo interesse de compra por parte de distribuidoras também reforçou a pressão sobre as cotações apuradas nas usinas do Estado de São Paulo.

Foi a segunda queda semana seguida do etanol hidratado, utilizado nos veículos flex.

Apesar de a indústria prever uma redução na moagem de cana na nova safra (2014/15), a expectativa é de um ligeiro aumento da produção de etanol no centro-sul brasileiro, com usinas destinando um maior volume da matéria-prima para o biocombustível.

O Cepea disse que a paridade entre o etanol hidratado e a gasolina segue desfavorável ao combustível renovável em todos os Estados, embora em São Paulo (maior produtor brasileiro) esteja praticamente indiferente o uso de um ou de outro, segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com base nas cotações na bomba.

O etanol anidro, misturado à gasolina também recuou, após duas semanas consecutivas de alta, segundo levantamento do Cepea.

Acompanhe tudo sobre:PreçosEnergiaCommoditiesÁlcool combustívelCombustíveisCana de açúcarEtanolBiocombustíveis

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo