Economia

Estoques aumentam e atravancam vendas industriais

A estagnação da atividade econômica no segundo trimestre do ano resultou na acumulação de estoques de produtos finais por parte da indústria brasileira. O nível de atividade industrial voltou a registrar queda, ainda me suave, em relação ao primeiro trimestre de 2002. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial não […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

A estagnação da atividade econômica no segundo trimestre do ano resultou na acumulação de estoques de produtos finais por parte da indústria brasileira.

O nível de atividade industrial voltou a registrar queda, ainda me suave, em relação ao primeiro trimestre de 2002. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial não está tão otimista em relação a uma recuperação nos próximos seis meses.

O indicador de evolução de estoques de produtos finais apurado pela CNI marcou 55,9 pontos, o maior desde 1998. Índice acima de 50 pontos significa estoques acima do planejado.

A acumulação de produtos nas prateleiras -- verificada principalmente entre pequenas e médias empresas -- é reflexo da estagnação da economia durante o período. No início do ano, a expectativa de vendas era maior.

Leia a Sondagem Industrial, da CNI, ao lado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Mais na Exame