Economia

Estoques aumentam e atravancam vendas industriais

A estagnação da atividade econômica no segundo trimestre do ano resultou na acumulação de estoques de produtos finais por parte da indústria brasileira. O nível de atividade industrial voltou a registrar queda, ainda me suave, em relação ao primeiro trimestre de 2002. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial não […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

A estagnação da atividade econômica no segundo trimestre do ano resultou na acumulação de estoques de produtos finais por parte da indústria brasileira.

O nível de atividade industrial voltou a registrar queda, ainda me suave, em relação ao primeiro trimestre de 2002. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial não está tão otimista em relação a uma recuperação nos próximos seis meses.

O indicador de evolução de estoques de produtos finais apurado pela CNI marcou 55,9 pontos, o maior desde 1998. Índice acima de 50 pontos significa estoques acima do planejado.

A acumulação de produtos nas prateleiras -- verificada principalmente entre pequenas e médias empresas -- é reflexo da estagnação da economia durante o período. No início do ano, a expectativa de vendas era maior.

Leia a Sondagem Industrial, da CNI, ao lado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1