Estoque de crédito no Brasil cai 0,6% em julho, diz BC

Dados divulgados nesta quinta-feira pelo BC também mostraram que, no acumulado do ano, o estoque total apresenta retração de 1,4 por cento

São Paulo - O mercado de crédito brasileiro iniciou o terceiro trimestre com retração de 0,6 por cento no estoque total em julho sobre o mês anterior, a 3,062 trilhões de reais, informou o Banco Central nesta quinta-feira.

No acumulado do ano, o estoque total apresenta retração de 1,4 por cento.

Os dados do BC mostraram ainda que, considerando apenas o segmento de recursos livres, a inadimplência foi de 5,6 por cento em julho, repetindo a mesma taxa de junho.

No período, o spread bancário --diferença entre o custo de captação das instituições financeiras e a taxa efetivamente cobrada ao tomador final-- teve alta de 1 ponto percentual, a 37,6 pontos percentuais.

Por sua vez os juros médios avançaram a 46,6 por cento em junho, sobre 46,2 por cento em junho, voltando a subir após quatro quedas seguidas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.