Empréstimos do BNDES caem no 1º trimestre devido à pandemia

Empréstimos para indústria somaram 1,3 bilhão de reais, queda de 50% ano a ano

Os Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nessa sexta feira que seus desembolsos no primeiro trimestre caíram 42% ante igual período de 2019, refletindo o impacto da pandemia de coronavírus na economia.

Os empréstimos no período somaram 8,3 bilhões de reais, com queda em todos os segmentos: agricultura, infraestrutura, indústria, comércio e serviços. As aprovações também caíram, mas as consultas avançaram 10% ano a ano.

Os empréstimos para indústria somaram 1,3 bilhão de reais, queda de 50% ano a ano, enquanto as liberações para infraestrutura somaram 2,9 de reais, recuo de 58%.

No trimestre, o BNDES registrou lucro líquido de 5,5 bilhões de reais, queda de 50% ano a ano. O resultado foi ancorado pela carteira de participações societárias do banco que promoveu no começo do ano uma venda de papéis da Petrobras.

Esse efeito foi atenuado pela provisão para risco de crédito de 1,7 bilhão de reais, influenciada por revisões da classificação de risco de empresas dos setores mais afetados pela pandemia do Covid-19.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.