Economia

Emprego na indústria nacional sobe 0,6% em fevereiro

O emprego industrial cresceu 0,6% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o segundo resultado positivo consecutivo apurado nessa base de comparação. Ante fevereiro do ano passado, o emprego teve alta de 0,7%, no primeiro resultado positivo ante igual mês de ano […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

O emprego industrial cresceu 0,6% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o segundo resultado positivo consecutivo apurado nessa base de comparação. Ante fevereiro do ano passado, o emprego teve alta de 0,7%, no primeiro resultado positivo ante igual mês de ano anterior registrado desde novembro de 2008.

Apesar da alta em fevereiro, o emprego registrou queda de 0,2% no acumulado do primeiro bimestre deste ano e recuo de 4,8% nos últimos 12 meses. O índice de média móvel trimestral, considerado o principal indicador de tendência, subiu 0,1% no trimestre terminado em fevereiro ante o encerrado em janeiro, mantendo a sequência de resultados positivos iniciada em agosto de 2009.

Folha de pagamento

A folha de pagamento real (descontada a inflação) dos trabalhadores da indústria subiu 2,7% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal. Ante fevereiro de 2009, a folha teve alta de 2,8%, acumulando acréscimo de 2,3% no primeiro bimestre, mas mantendo a trajetória de queda (-2,5%) em 12 meses. O índice de média móvel trimestral da folha aumentou 1,4% no trimestre encerrado em fevereiro ante o terminado em janeiro.

Já o número de horas pagas no setor industrial avançou 1,5% em fevereiro ante janeiro e aumentou 1,6% na comparação com fevereiro de 2009, no primeiro resultado positivo ante igual mês de ano anterior apurado desde outubro de 2008. No primeiro bimestre, o número de horas pagas aumentou 0,7%, mas houve queda no indicador em 12 meses (-4,8%).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEmpregosIndústriaIndústrias em geralNível de emprego

Mais de Economia

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025

Pix não será taxado em 2025: entenda as novas regras de monitoramento da Receita Federal