Tanques de petróleo: Washington cortou relações diplomáticas com Teerã após uma crise com reféns logo depois da Revolução Islâmica de 1979 (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 20 de fevereiro de 2014 às 10h14.
Viena - O embargo unilateral dos Estados Unidos sobre o petróleo do Irã deve ser mantido mesmo que um acordo de longo prazo seja alcançado entre Teerã e seis potências mundiais a respeito do programa nuclear iraniano, com redução das sanções internacionais, disse um fonte do governo dos EUA nesta quinta-feira.
O embargo dos EUA é anterior ao período de uma década de questionamentos internacionais sobre o programa nuclear do Irã.
Washington cortou relações diplomáticas com Teerã após uma crise com reféns logo depois da Revolução Islâmica de 1979 e começou a impor sanções ao Irã mais ou menos na mesma época.
"O embargo doméstico dos EUA ao petróleo deve permanecer mesmo se um acordo amplo for alcançado", disse à Reuters uma autoridade federal dos EUA, sob condição de anonimato.
A autoridade falou após o Irã e seis potências terem concordado sobre uma agenda e um cronograma para meses de negociações que tentam resolver as disputas envolvendo as ambições nucleares de Teerã.