Economia

Economia estima perda de R$20 bi para cada semana adicional de quarentena

A secretaria ressaltou, contudo, que os custos envolvidos no isolamento por conta da pandemia de coronavírus devem ser muito maiores

Quanto maior tempo de isolamento, maior será a perda de arrecadação e de endividamento das empresas, informou a secretaria (Buda Mendes/Getty Images)

Quanto maior tempo de isolamento, maior será a perda de arrecadação e de endividamento das empresas, informou a secretaria (Buda Mendes/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 13 de maio de 2020 às 11h18.

Última atualização em 13 de maio de 2020 às 11h26.

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia estimou nesta quarta-feira que a perda de uma semana adicional de quarentena é de 20 bilhões de reais para a economia do Brasil.

"O impacto imediato diante das paralisações da produção e isolamento social foi calculado utilizando-se uma grande quantidade de fontes de dados para os 128 produtos da Tabela de Recursos e Usos do IBGE, permitindo avaliar a perda de faturamento por produto e atividade", afirmou a SPE, em nota.

A secretaria ressaltou, contudo, que os custos envolvidos no isolamento devem ser muito maiores já que, quanto maior o tempo em isolamento social, maior será a perda de arrecadação das empresas e seu endividamento, promovendo um número crescente de falências e destruição de postos de trabalho.

"O mesmo efeito ocorre sobre o endividamento público, que tem gastos majorados e redução nas arrecadações. Assim, os canais de impacto da crise que afetam o médio e o longo prazo são amplificados por períodos maiores de isolamento social", pontuou.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMinistério da Economia

Mais de Economia

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Fazenda mantém projeção do PIB de 2024 em 2,5%; expectativa para inflação sobe para 3,9%

Mais na Exame