Economia

Economia dos EUA cresce a ritmo modesto a moderado

Segundo relatório do Fed, fábricas em muitos dos 12 distritos relataram aumentos em novas encomendas, embarques ou produção

Recuperação dos EUA: Fed também emitiu sinal otimista sobre o mercado imobiliário (David Paul Morris/Bloomberg)

Recuperação dos EUA: Fed também emitiu sinal otimista sobre o mercado imobiliário (David Paul Morris/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2013 às 16h28.

Washington - A economia dos Estados Unidos continuou se expandindo a passos modestos a moderados em junho e no começo de julho, com o setor industrial registrando crescimento na maioria do país, informou o Federal Reserve, banco central norte-americano, nesta quarta-feira.

Por meio do seu Livro Bege, relatório periódico sobre a atividade empresarial em todo o país, o banco central norte-americano informou que as fábricas em muitos dos 12 distritos relataram aumentos em novas encomendas, embarques ou produção.

As conclusões sobre a atividade fabril, compilados pelo Federal Reserve de St. Louis a partir de dados coletados até o dia 8 passado, estão em linha com outras pesquisas e sugerem que a desaceleração na atividade industrial no início do ano tinha, provavelmente, ficado para trás.

O Fed também emitiu sinal otimista sobre o mercado imobiliário, ao citar que o setor de imóveis residenciais e de construção está crescendo a um ritmo moderado a forte em todos os distritos. Isso está ajudando a estimular a atividade.

"A forte demanda na construção residencial continuou estimulando o setor industrial em vários distritos", disse o Fed.

O Fed também informou que os gastos do consumidor e vendas de automóveis aumentaram, o que devem ajudar a sustentar a recuperação no terceiro trimestre. Embora a contratação manteve-se ou cresceu a um ritmo moderado na maioria dos distritos, houve uma certa relutância em contratar trabalhadores permanentes.

"As pressões salariais permaneceram geralmente contidas, embora alguns distritos reportaram crescimento do salário modesto ou moderado em alguns setores", informou o Fed.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)Indicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

G20 se compromete a 'cooperar' para taxar grandes fortunas

Olimpíada de 2024 pode movimentar até 11 bilhões de euros, diz estudo

Aneel aciona bandeira verde e conta de luz deixará de ter cobrança extra em agosto

Governo prevê espaço extra de R$ 54,9 bi para gastos em 2025

Mais na Exame