Economia

Economia do México cresceu 2,1% em 2017

No quarto trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) expandiu 1,0% com ajuste sazonal em relação aos três meses anteriores

Pesos mexicanos: o país despertou do impacto de desastres naturais que contribuíram para a contração no 3º tri (foto/Getty Images)

Pesos mexicanos: o país despertou do impacto de desastres naturais que contribuíram para a contração no 3º tri (foto/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 21h21.

Cidade do México - A economia do México se recuperou no quarto trimestre de 2017, expandindo-se ao ritmo mais rápido em um ano, à medida que o país despertou do impacto de desastres naturais que contribuíram para uma contração no trimestre anterior.

No quarto trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) expandiu 1,0% com ajuste sazonal em relação aos três meses anteriores e avançou 1,8% em relação ao quarto trimestre de 2016. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística.

A subida em relação ao trimestre anterior se traduziu em uma taxa anualizada de 4,0%, a maior desde o quarto trimestre de 2016. Em todo o ano de 2017, a economia cresceu 2,1%, uma desaceleração a partir de 2016, quando o PIB cresceu 2,9%.

A queda na produção de petróleo e gás e o impacto dos cortes no orçamento do governo na atividade de construção contribuíram para uma queda de 0,6% na produção industrial de todo o ano. Os serviços continuaram a ser o principal motor de crescimento no ano passado, aumentando 3,1% em relação a 2016.

Espera-se que o crescimento melhore modestamente para cerca de 2,2% em 2018, um ano marcado por negociações para redefinição dos parâmetros do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) com os EUA e o Canadá.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:MéxicoPIB

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame