Economia

Economia da Espanha deve encolher 1,5% em 2012

A informação é de um relatório trimestral do Banco Central espanhol

Risco aumentou devido à alta da rentabilidade do bônus hispânico, que se situava em 5,842% (Jamie McDonald/Getty Images)

Risco aumentou devido à alta da rentabilidade do bônus hispânico, que se situava em 5,842% (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2012 às 08h36.

Madri - A economia da Espanha deve contrair-se em 1,5 por cento em 2012 e apresentar crescimento modesto de 0,2 por cento no ano seguinte, informou o Banco Central do país nesta segunda-feira em seu relatório trimestral.

O BC espanhol espera que a economia cresça 0,7 por cento em 2011, mas que recue no último trimestre do ano em 0,3 por cento, em uma base trimestral.

As previsões feitas pelo banco nos trimestres anteriores -normalmente precisas- vêm antes da primeira leitura oficial do Produto Interno Bruto (PIB), que será divulgada em 30 de janeiro pelo Instituto Nacional de Estatística.

O BC também previu que o governo irá alcançar sua meta de déficit público, de 4,4 por cento do PIB, este ano, após um estimado aumento de 8,1 por cento em 2011.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que a economia da Espanha contraia-se em 1,7 por cento este ano e em 0,3 por cento em 2013, de acordo com esboço do documento Perspectivas da Economia Mundial, citado pela agência de notícias italiana Ansa na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrises em empresasEspanhaEuropaPiigs

Mais de Economia

Plano Real, 30 anos: Jorge Gerdau e o 'divisor de águas' no desenvolvimento do país

Após enchentes, atividade econômica no RS recua 9% em maio, estima Banco Central

Lula se reúne hoje com equipe econômica para discutir bloqueios no Orçamento deste ano

CCJ do Senado adia votação da PEC da autonomia financeira do BC

Mais na Exame