Economia

Economia da China cresce, mas Trump gera incertezas

"Uma vitória do Trump é provavelmente ruim para a China, por causa da maior incerteza para a perspectiva da economia dos EUA e da global", disse um analista

China: um impulso maior que o esperado para o crescimento econômico dá aos formuladores de política um pouco mais de espaço para manobras (Thinkstock/Thinkstock)

China: um impulso maior que o esperado para o crescimento econômico dá aos formuladores de política um pouco mais de espaço para manobras (Thinkstock/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de novembro de 2016 às 12h20.

Pequim - O crescimento econômico em geral da China manteve-se em outubro, com um impulso maior para o investimento, em parte graças a uma atividade ainda robusta do setor imobiliário, afirmou Louis Kuijs, da Oxford Economics.

A perspectiva para o próximo ano, porém, é mais incerta, segundo ele, que cita a vitória do republicano Donald Trump na corrida pela presidência dos Estados Unidos.

"Uma vitória do Trump é, no balanço, provavelmente ruim para a China, por causa da maior incerteza para a perspectiva da economia dos EUA e da global", disse o analista.

O aumento da incerteza significa que o governo de Pequim desejará manter as opções em aberto para decidir se terminará por começar a desacelerar o ritmo da expansão de crédito, disse ele.

Um impulso maior que o esperado para o crescimento econômico dá aos formuladores de política um pouco mais de espaço para manobras, acrescenta Kuijs. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação