Economia

Economia chinesa irá superar a americana em 2019

Conclusão é do Relatório da Saúde das Nações feito pela Academia Chinesa de Ciências, disse o Global Times, sem oferecer detalhes sobre os critérios adotados

Xangai (AFP/ Philippe Lopez)

Xangai (AFP/ Philippe Lopez)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 20h33.

Pequim - A economia da China superará a dos Estados Unidos em seis anos, projeta um instituto de pesquisas oficial, e se tornará o país mais importante em mais três décadas, segundo informações da mídia estatal publicadas nesta quarta-feira.

A conclusão é do Relatório da Saúde das Nações feito pela Academia Chinesa de Ciências, disse o Global Times, sem oferecer detalhes sobre os critérios adotados para a projeção.

A economia chinesa seria maior que a dos EUA em 2019, segundo o documento, e o "status internacional" excederia o dos norte-americanos em 2049, no centésimo aniversário da fundação da República Popular.

Analistas internacionais costumam prever que a economia da China, devido a suas taxas de crescimento, superarão a dos EUA em termos de PIB ou de tamanho total, talvez na primeira metade deste século, mas divergem quanto à data exata ou quanto aos critérios.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)China

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo