Economia

Dividida, UE busca acordo sobre Grécia antes de cúpula

Bruxelas - Líderes da União Europeia estavam tentando nesta quinta-feira alcançar um acordo de última hora sobre como ajudar a Grécia a resolver sua crise de dívida e tranquilizar os investidores antes do início da cúpula, que deve ser tensa. Diplomatas europeus disseram que o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, tinha encontrado o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2010 às 08h28.

Bruxelas - Líderes da União Europeia estavam tentando nesta quinta-feira alcançar um acordo de última hora sobre como ajudar a Grécia a resolver sua crise de dívida e tranquilizar os investidores antes do início da cúpula, que deve ser tensa.

Diplomatas europeus disseram que o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, tinha encontrado o primeiro-ministro grego, George Papandreou, na noite de quarta-feira, e que a diplomacia por telefone está em pleno funcionamento, mas que as diferenças continuam sobre a possibilidade de oferecer ajuda à Grécia.

"Eles estão progredindo lentamente", disse uma fonte da UE, acrescentando que os líderes da zona do euro ainda podem concordar em fazer uma reunião especial sobre a Grécia depois que o primeiro dia da cúpula com todos os 27 líderes da UE terminar em Bruxelas.

Os esforços para organizar uma reunião especial dos 16 países que usam o euro tinham falhado até o final da quarta-feira, com a França e a Alemanha discutindo o papel que o Fundo Monetário Internacional (FMI) poderia ter e que forma as contribuições adicionais de países da zona do euro poderia tomar.

"A Alemanha não quer ter uma reunião de líderes da zona do euro, a não ser que haja a chance definitiva de um acordo", disse um diplomata da UE.

Leia mais notícias sobre a Grécia.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaDívida públicaEuropaGréciaPiigs

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor