Economia

Desemprego na Alemanha sobe diante da crise da zona do euro

País pode entrar em uma recessão técnica - definida como dois trimestres consecutivos de contração - no segundo semestre de 2012


	Alemanha: desemprego ainda permanece perto de uma mínima pós-reunificação
 (Sean Gallup/Getty Images)

Alemanha: desemprego ainda permanece perto de uma mínima pós-reunificação (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2012 às 08h16.

Berlim - O desemprego na Alemanha subiu pelo quinto mês seguido em agosto, o mais recente de uma série de dados decepcionantes que ampliam as evidências de que a maior economia da Europa está sentindo os efeitos da crise da zona do euro.

O desemprego ainda permanece perto de uma mínima pós-reunificação, mas o Escritório Federal do Trabalho admitiu que a desaceleração do crescimento está começando ter efeitos sobre o que era considerado um dos mais resilientes mercados de trabalho da Europa.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) se desacelerou para 0,3 por cento no segundo trimestre conforme as empresas, nervosas em relação à crise de dívida que devasta países do sul da zona do euro, reduzem os investimentos.

Muitos economistas acreditam que o PIB cairá no terceiro trimestre do ano, com a Alemanha possivelmente entrando em uma recessão técnica --definida como dois trimestres consecutivos de contração-- no segundo semestre de 2012.

O Escritório do Trabalho informou que o desemprego total ajustado sazonalmente subiu em 9 mil em agosto, em linha com as expectativas, elevando o número de pessoas sem trabalho para 2,901 milhões, o maior nível desde novembro do ano passado.

Dados divulgados em agosto mostraram que as importações, exportações e encomendas industriais diminuíram, enquanto pesquisas de sentimento empresarial e do investidor recuaram e o setor privado do país encolheu pelo quarto mês seguido

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaAlemanhaCrise econômicaDesempregoIndicadores econômicosCrises em empresasEmpregosPIBNível de emprego

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro