Economia

Desemprego aberto puxou para baixo a taxa geral

Ligeiro recuo da taxa de desemprego na Região Metropolitana em setembro se deve à redução da taxa de desemprego aberto, de 9,4% para 9,1%


	A taxa de desemprego de 11,3% no mês passado é a menor desde setembro de 1992, com exceção da marca de 10,6% em setembro do ano passado
 (Ricardo Correa/EXAME)

A taxa de desemprego de 11,3% no mês passado é a menor desde setembro de 1992, com exceção da marca de 10,6% em setembro do ano passado (Ricardo Correa/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2012 às 10h54.

São Paulo - O ligeiro recuo da taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em setembro, de 11,6% em agosto para 11,3%, se deve, em parte, à redução da taxa de desemprego aberto, de 9,4% para 9,1%. 'O desemprego aberto é constituído pelo número de pessoas que procuram trabalho de maneira efetiva nos 30 dias anteriores ao da entrevista e não exerceram nenhum trabalho nos últimos 7 dias anteriores à pesquisa.

De acordo com o coordenador da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) pela Fundação Seade, Alexandre Loloian, a taxa de desemprego aberta é relevante na análise do mercado de trabalho porque quando ela oscila é sinal de que o mercado de trabalho está mais ativo. Já o desemprego oculto - pessoas que realizam trabalho remunerado eventual de auto-ocupação, ou seja, sem nenhuma expectativa de continuidade e previsibilidade - manteve-se estável em 9,2%.

A taxa de desemprego de 11,3% no mês passado é a menor desde setembro de 1992, com exceção da marca de 10,6% em setembro do ano passado. No município de São Paulo, a taxa caiu de 11,4% em agosto para 10,8%. Nas demais regiões, a taxa de desemprego subiu de 11,8% para 11,9% e na região do ABC Paulista passou de 10,2% para 9,6%, a menor para um mês de setembro desde abril de 1998.

Acompanhe tudo sobre:Desempregoeconomia-brasileiraMercado de trabalho

Mais de Economia

Plano Real, 30 anos: Jorge Gerdau e o 'divisor de águas' no desenvolvimento do país

Após enchentes, atividade econômica no RS recua 9% em maio, estima Banco Central

Lula se reúne hoje com equipe econômica para discutir bloqueios no Orçamento deste ano

CCJ do Senado adia votação da PEC da autonomia financeira do BC

Mais na Exame