Economia

Deputados de SP contra a privatização da Sabesp se reúnem para discutir ações

Na audiência, o governador Tarcísio de Freitas foi criticado por não mencionar a privatização da empresa durante a campanha eleitoral em 2022

Privatização da Sabesp: A reunião aconteceu no auditório Dom Pedro I na Assembleia Legislativa de SP e foi a primeira do ano da Frente Parlamentar (Sabesp/Divulgação)

Privatização da Sabesp: A reunião aconteceu no auditório Dom Pedro I na Assembleia Legislativa de SP e foi a primeira do ano da Frente Parlamentar (Sabesp/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de fevereiro de 2023 às 19h09.

O deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP) coordenou nesta terça-feira a reunião da Frente Parlamentar contra a privatização da Sabesp em resposta ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que iniciou conversas para a privatização do serviço de saneamento básico do Estado.

A reunião aconteceu no auditório Dom Pedro I na Assembleia Legislativa de SP e foi a primeira do ano da Frente Parlamentar, criada no primeiro semestre de 2021, quando o ex-governador João Doria também estudava propostas de privatização da Sabesp. Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) estiveram presentes, além do Sindicato dos Engenheiros e entidades de lutas populares.

Na audiência, o governador Tarcísio de Freitas foi criticado por não mencionar a privatização da empresa durante a campanha eleitoral em 2022 e por afirmar que a desestatização reduziria a tarifa da água. Os participantes também trouxeram fatores contrários ao projeto do governador, principalmente a precarização do saneamento nas áreas pobres do Estado.

O presidente do Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), José Faggian, ressaltou como alerta o aumento dos preços de serviços privatizados em outros Estados e citou o caso da Eletrobras.

Acompanhe tudo sobre:SabespPrivatização

Mais de Economia

Governo prevê alta das exportações de petróleo em 2026, diz Alckmin

Veja os 10 países que mais importaram produtos do Brasil em 2025

Balança comercial tem superávit de US$ 68,3 bilhões em 2025, queda de 7,9%

EUA e mais de 100 países chegam a acordo sobre imposto mínimo global com a OCDE