Economia

Denúncias contra Palocci chegam a ministros do STF

Já estão com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) oito denúncias apresentadas em Ribeirão Preto (SP) contra o ministro da Fazenda, Antônio Palocci. Os inquéritos, resultantes de denúncias contra a gestão Palocci na prefeitura da cidade, foram distribuídas a oito ministros do STF ontem à noite. Cada inquérito só se transformará em processo se […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h28.

Já estão com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) oito denúncias apresentadas em Ribeirão Preto (SP) contra o ministro da Fazenda, Antônio Palocci. Os inquéritos, resultantes de denúncias contra a gestão Palocci na prefeitura da cidade, foram distribuídas a oito ministros do STF ontem à noite. Cada inquérito só se transformará em processo se o ministro responsável no STF considerar pertinente.

A mais grave das denúncias será avaliada pelo ministro Sepúlveda Pertence. Afirma que houve superfaturamento e favorecimento de empresas do ABC paulista no fornecimento de alimentos à prefeitura, em licitação realizada em janeiro de 2002. Foi apresentada ao Ministério Público paulista em março do ano passado pelo vereador Nicanor Lopes (PSDB). Depois que o Ministério Público baixou uma liminar anulando o negócio, a prefeitura continuou fazendo compras da mesma empresa, mas sem licitação , afirma o vereador. As outras denúncias são de autoria de Fernando Chiarelli, ex-verador pelo PPB, cassado por falta de decoro parlamentar. Palocci considera as denúncias assunto antigo, resultante de divergências políticas, e não pretende comentá-las.

Os inquéritos foram encaminhados pelo Ministério Público ao STF porque só a instância mais alta do Judiciário pode tratar de denúncias contra o primeiro escalão do governo federal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo