Economia

Demanda doméstica cresce 4,1% em fevereiro, diz Anac

Segundo dados divulgados pela agência, a demanda doméstica de passageiros cresceu 4,1% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2014


	Avião da Avianca: a empresa aérea teve a maior expansão da demanda em fevereiro
 (Wikicommons)

Avião da Avianca: a empresa aérea teve a maior expansão da demanda em fevereiro (Wikicommons)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2015 às 16h38.

Brasília - A demanda de passageiros no transporte aéreo doméstico cresceu 4,1% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta de assentos em voos nacionais cresceu 4,7%.

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira, 6, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a demanda do setor chegou completou 17 meses consecutivos de expansão e o resultado de fevereiro foi o maior para o mês nos últimos dez anos. Já a oferta pelas empresas chegou ao sexto mês seguido de crescimento.

A empresa aérea com maior expansão da demanda em fevereiro com a Avianca, com evolução de 13,4% na comparação com o mesmo mês de 2014.

Em segundo lugar, a Azul registrou 8,5% de crescimento na demanda.

Embora TAM e Gol continuem dividindo a liderança do mercado doméstico, com 36,6% e 36,1% de participação, respectivamente, a primeira companhia registrou queda de 2,7% em sua fatia do setor, enquanto a segunda apresentou redução de 1,2% em fevereiro.

Se a demanda e a oferta no setor apresentam trajetória consistente de crescimento nos últimos meses, a taxa de ocupação dos assentos caiu 0,6% em fevereiro, para 80%. Esse foi o primeiro revés do indicador após uma sequência de 18 meses consecutivos de alta.

A Anac informou ainda que a Azul não prestou informações exatas com relação à quantidade de passageiros transportados em fevereiro deste ano e responderá a um processo administrativo para se apurar o motivo da infração.

Sem dados exatos da empresa, o órgão estima que a quantidade de passageiros transportados no País em fevereiro tenha apresentado um crescimento entre 0,71% e 1,55% em relação ao mesmo mês de 2014. Essa seria a 17ª variação positiva seguida do indicador.

Internacional

Para voos internacionais operados por empresas aéreas brasileiras, a demanda de passageiros cresceu 31,5% em fevereiro em relação ao segundo mês do ano passado.

De acordo com a Anac, essa foi a 12ª alta consecutiva do indicador. Na mesma comparação, a oferta de assentos em voos para o exterior teve alta de 26,9%, a sétima seguida. Tanto a demanda quanto a oferta internacional tiveram os resultados mais expressivos para o mês nos últimos dez anos.

A taxa de ocupação das aeronaves em voos internacionais alcançou 80,3% em fevereiro, contra 77,5% no mesmo mês de 2014. Também recorde, esse indicador acumula crescimentos nos últimos 17 meses.

O número de passageiros transportados no mercado internacional em fevereiro atingiu 570,5 mil, com aumento de 20,8% em relação a fevereiro de 2014, o 11º consecutivo.

Acompanhe tudo sobre:AnacAviaçãoAviancaAviõesAzulcompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporteTAM

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor