Exame Logo

Déficit grego em 2009 é revisado para cima, a 13,6%

Bruxelas - A Grécia e a Irlanda tiveram déficits em 2009 bem maiores que o inicialmente estimado, sendo que o dado grego pode ser revisto ainda mais para cima, informou a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, nesta quinta-feira. A Grécia registrou um déficit de 13,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2010 às 07h51.

Bruxelas - A Grécia e a Irlanda tiveram déficits em 2009 bem maiores que o inicialmente estimado, sendo que o dado grego pode ser revisto ainda mais para cima, informou a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, nesta quinta-feira.

A Grécia registrou um déficit de 13,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, em vez dos 12,7 por cento divulgados.

Veja também

"A Eurostat está mostrando alguma reserva sobre a qualidade dos dados reportados pela Grécia, devido às incertezas sobre o superávit dos recursos de previdência para 2009, à classificação de algumas entidades públicas e a registros de swaps", disse a Eurostat.

"O término da investigação que a Eurostat está fazendo nessas questões com a Autoridade Estatística Grega pode levar a uma revisão (no déficit) do ano de 2009 da ordem de 0,3 a 0,5 ponto percentual e a 5 a 7 pontos do PIB para a dívida."

A dívida grega em 2009 foi de 115,1 por cento do PIB, ante 99,2 por cento em 2008, segundo a Eurostat.

No caso da Irlanda, o déficit foi revisado para 14,3 por cento, contra os 11,7 por cento previamente divulgados. Segundo o ministro das finanças do país, Brian Lenihan, este foi o resultado de uma reclassificação técnica, combinada ao apoio governamental ao setor bancário.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEuropaGréciaIndicadores econômicosPIBPiigs

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame