Economia

Custo de vida na capital paulista é o menor em um ano e meio

São Paulo - O Índice do Custo de Vida (ICV) registrou variação positiva de 0,02% em junho na capital paulista, conforme informação divulgada hoje pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O resultado representou desaceleração de 0,13 ponto porcentual ante a inflação verificada em maio, quando o indicador subiu 0,15%. A taxa de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - O Índice do Custo de Vida (ICV) registrou variação positiva de 0,02% em junho na capital paulista, conforme informação divulgada hoje pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O resultado representou desaceleração de 0,13 ponto porcentual ante a inflação verificada em maio, quando o indicador subiu 0,15%. A taxa de junho é a menor para o município desde fevereiro de 2008, quando o ICV havia registrado deflação de 0,03%, segundo a série histórica do Dieese. Em fevereiro de 2009, o índice havia apresentado taxa idêntica à de junho de 2010.

No primeiro semestre de 2010, o ICV acumula alta de 3,22%. Nos últimos 12 meses encerrados em junho, a taxa acumulada atingiu 5,58%. Entre os grupos pesquisados, o destaque de queda em junho ficou com Alimentação, que recuou 0,85% no período e gerou uma contribuição negativa (alívio) de 0,24 ponto porcentual para o indicador geral. Além desse grupo, outros quatro apresentaram baixas no mês passado: Transporte (queda de 0,45%), Recreação (recuo de 0,34%), Despesas Diversas (baixa de 0,24%) e Saúde (queda de 0,03%).

Entre as altas do mês, a mais importante foi registrada pelo grupo Habitação, que subiu 0,98% e respondeu sozinho por 0,23 ponto porcentual de toda a inflação calculada. Em seguida aparecem os grupos Despesas Pessoais, com elevação de 2,88% (0,11 ponto porcentual do ICV), Vestuário, com alta de 0,20%, e Equipamentos, com aumento de 0,10%. O grupo Educação foi o único que apresentou variação zero no período pesquisado.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalInflaçãoCusto de vida

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro