Economia

Crescimento empresarial da zona do euro desacelera em maio

Empresas da zona do euro reduziram os preços pelo 26º mês seguido, mostrou nesta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras


	Euro: aceleração de crescimento na indústria de serviços foi compensada por desaceleração na indústria
 (AFP)

Euro: aceleração de crescimento na indústria de serviços foi compensada por desaceleração na indústria (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2014 às 08h32.

Londres - O crescimento das empresas da zona do euro desacelerou em maio e elas reduziram os preços pelo 26º mês seguido, mostrou nesta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), o que deve alimentar as expectativas de que o Banco Central Europeu vai afrouxar sua política na quinta-feira.

Embora a produção na região tenha permanecida sólida, sustentada mais uma vez pela Alemanha e indicando crescimento do PIB na zona do euro de 0,4 a 0,5 por cento neste trimestre, a atividade empresarial da França voltou ao território de contração após apenas dois meses de crescimento.

De forma similar, a aceleração de crescimento na indústria de serviços foi compensada por uma desaceleração na indústria.

"Embora a zona do euro esteja com sua melhor performance em três anos, a recuperação é irregular, vacilante e sem brilho", disse Chris Williamson, economista-chefe do Markit, que realiza a pesquisa.

O PMI Composto do Markit, considerado uma boa medida de crescimento, caiu para 53,5 em maio, abaixo da preliminar de 53,9 e da leitura final de abril de 54,0. Mas permaneceu acima da marca de 50 que divide crescimento de contração pelo 11º mês seguido.

A desaceleração no crescimento aconteceu apesar de as empresas cortarem de novo seus preços. O índice de preço de produção subiu para 48,8 ante 48,7 mas permanece abaixo da marca de 50 desde abril de 2012.

O índice para o vasto setor de serviços da zona do euro avançou para a máxima em quase três anos de 53,2 em maio ante 53,1 em abril.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaPMI – Purchasing Managers’ IndexZona do Euro

Mais de Economia

Tesouro adia para 15 de janeiro resultado das contas de novembro

Câmara apresenta justificativa sobre emendas e reitera que Câmara seguiu pareceres do governo

Análise: Inflação preocupa e mercado já espera IPCA de 5% em 2025

Salário mínimo 2025: por que o valor será menor com a mudança de regra