Economia

Crescimento econômico do Reino Unido em 2018 é o mais fraco desde 2012

O PIB no quarto trimestre de 2018 desacelerou com a queda na fabricação de carros, produtos siderúrgicos e na construção

Reino Unido: o PIB do último trimestre do ano passado caiu para 0,2 por cento (Peter Nicholls/Reuters)

Reino Unido: o PIB do último trimestre do ano passado caiu para 0,2 por cento (Peter Nicholls/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 11 de fevereiro de 2019 às 08h25.

Londres — A economia britânica desacelerou como esperado nos últimos três meses do ano passado, levando o crescimento em 2018 ao nível mais fraco em seis anos conforme as preocupações com o Brexit afetam os investimentos, mostraram nesta segunda-feira números oficiais.

O crescimento do Produto Interno Bruto no quarto trimestre de 2018 caiu para a taxa trimestral de 0,2 por cento, de 0,6 por cento no trimestre anterior. Isso ficou em linha com a expectativa pesquisa da Reuters.

"O PIB desacelerou nos últimos três meses do ano com a fabricação de carros e de produtos siderúrgicos registrando fortes quedas e com a construção também caindo", disse Rob Kent-Smith, estatístico da agência de estatísticas britânica, ONS.

Para 2018 como um todo, o crescimento caiu para o nível mais baixo desde 2012, a 1,4 por cento, de 1,8 por cento em 2017. As exportações sofreram com a fraqueza global e as empresas ficaram cada vez mais preocupadas com a falta de um plano para quando o Reino Unido deixar a União Europeia em 29 de março.

Acompanhe tudo sobre:BrexitPIBReino Unido

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame