Economia

Cresce produção de peixes em hidrelétricas no País

Brasília - Além da eletricidade, as represas das usinas hidrelétricas estão gerando um subproduto: pescados em cativeiro. Mais exatamente, tilápias, também conhecidas como Saint Peter's fish, o peixe de São Pedro, por supostamente terem sido objetos do milagre da multiplicação. A aposta do governo é de que, no médio prazo, esses reservatórios se convertam numa […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - Além da eletricidade, as represas das usinas hidrelétricas estão gerando um subproduto: pescados em cativeiro. Mais exatamente, tilápias, também conhecidas como Saint Peter's fish, o peixe de São Pedro, por supostamente terem sido objetos do milagre da multiplicação. A aposta do governo é de que, no médio prazo, esses reservatórios se convertam numa nova fronteira de produção de alimentos no Brasil, como ocorreu no cerrado nos anos 1970.

A pesca extrativa atingiu seu limite no mundo inteiro e a aquicultura é a alternativa para garantir o abastecimento. Atualmente, metade do pescado consumido no mundo vem de criatórios. No Brasil, a aquicultura em mar e represas responde por 33% da produção, que está na casa de 1,2 milhão de toneladas. Pequenos produtores e empresas de médio porte já exploram as águas de usinas como Itaipu (PR), Furnas (MG), Três Marias (MG), Ilha Solteira (SP) e Tucuruí (PA). Há, porém, investidores de porte de países como China, Noruega e Chile atentos ao potencial do negócio.

"Se a gente quisesse, era estalar os dedos e teríamos investimentos estrangeiros fortes em aquicultura", disse Felipe Matias, secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca. "Mas não queremos expandir a produção de forma desordenada." Ele observou que, sem a devida cautela, há risco de as áreas de exploração nos reservatórios ficarem concentradas nos grandes produtores. "Aí, daqui a dez anos teríamos de fazer a ‘reforma aquária’." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaAmérica LatinaDados de BrasilAgronegócioAgropecuáriaHidrelétricas

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro