Economia

Copa do Mundo de 2014 aumentará PIB do Brasil em 1,5%, diz estudo

Segundo o Itaú Unibanco, investimentos em infraestrutura e geração de empregos justificam o crescimento

O Maracanã, que vai abrigar a final da Copa: evento também vai impulsionar o turismo, aposta a organização (Arthur Boppré/Wikimedia Commons)

O Maracanã, que vai abrigar a final da Copa: evento também vai impulsionar o turismo, aposta a organização (Arthur Boppré/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2011 às 13h50.

Rio de Janeiro - A Copa do Mundo de 2014 aumentará o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 1,5%, diz um estudo apresentado nesta quinta-feira pelo Itaú Unibanco.

"O impacto direto das despesas em infraestrutura, que realizará o setor privado, terá um impacto no PIB de cerca de 1%. O restante será pelo efeito de multiplicação na economia", explicou o economista-chefe do banco, Ilan Goldfajn, em entrevista coletiva.

A organização da Copa do Mundo, incluindo a construção de estádios, hotéis e infraestruturas de transporte, vai gerar cerca de 250 mil empregos no Brasil, segundo este estudo divulgado nesta quinta, dois dias antes do sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo.

O total de investimentos públicos e privados diretos na organização do evento esportivo somarão cerca de US$20,6 trilhões, segundo os cálculos do economista. Goldfajn declarou que os lucros do Mundial terão reflexo até mesmo no aumento das exportações do país.

O diretor de comunicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Paiva, afirmou, na mesma entrevista coletiva, que a Copa ajudará a transformar as estatísticas econômicas do Brasil nas de um "país do Primeiro Mundo" e citou o setor do turismo.

"O turismo caiu muito nos últimos anos e esperamos que as pessoas voltem ao Brasil com a Copa do Mundo. A visibilidade do Brasil no mundo será gigantesca", declarou Paiva.

O diretor de marketing da Fifa, Ralph Straus, disse, por sua vez, que a expectativa pelo Mundial no Brasil e no resto do mundo aumentará conforme a aproximação do evento.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCopa do MundoDados de BrasilEsportesFutebolIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor