Economia

Contratações pelo Plano Safra atingem R$38,9 bi na safra 2019/20

A maior parte dos financiamentos no período foi destinada para custeio

Agricultura (Eduard Korniyenko/Reuters)

Agricultura (Eduard Korniyenko/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 6 de setembro de 2019 às 16h53.

São Paulo - As contratações de crédito rural na safra 2019/20 somaram 38,9 bilhões de reais em julho e agosto, os dois primeiros meses da temporada, informou nesta sexta-feira o Ministério da Agricultura.

A maior parte dos financiamentos no período foi destinada para custeio, cujos 24,8 bilhões de reais representam uma alta de 2% na comparação anual, enquanto 7,2 bilhões de reais foram para investimentos, alta de 14%, segundo a pasta.

As contratações de custeio por médios produtores saltaram 28% ante igual período da temporada anterior, chegando a 5,9 bilhões de reais, embora os financiamentos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tenham marcado queda de 2%, a 4,4 bilhões de reais.

O ministério citou ainda altas significativas em comercialização, cujos aportes saltaram 41% e atingiram 4 bilhões de reais, e em industrialização, com avanço de 40%, para 2,9 bilhões de reais.

Quanto às fontes de recursos para o crédito agrícola, a pasta destacou altas de 38% na poupança rural controlada, para 14,7 bilhões de reais, e de 31% nas Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), para 4,5 bilhões de reais.

 

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaMinistério da Agricultura e PecuáriaSafras agrícolas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor