Economia

Consumo de energia cresce 11,3% em dezembro com retomada

O consumo de energia elétrica do Brasil cresceu 11,3 por cento em dezembro em relação ao mesmo mês de 2008, anunciou nesta quarta-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A carga cresceu para 54.821 megawatts-médios e "demonstra a retomada do crescimento da produção industrial. Este crescimento está sendo impulsionado principalmente pelo consumo interno das […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2009 às 17h06.

O consumo de energia elétrica do Brasil cresceu 11,3 por cento em dezembro em relação ao mesmo mês de 2008, anunciou nesta quarta-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A carga cresceu para 54.821 megawatts-médios e "demonstra a retomada do crescimento da produção industrial. Este crescimento está sendo impulsionado principalmente pelo consumo interno das famílias", informou o ONS em nota.

Na comparação com novembro, no entanto, houve queda de 2,4 por cento no consumo e no acumulado dos últimos 12 meses a carga no Sistema Interligado Nacional apresentou variação positiva de 0,7 por cento.

O subsistema do Sudeste/Centro-Oeste, apresentou crescimento de 14,1 por cento em dezembro em relação a um ano atrás, para 33.738 megawatts. Mas o total de energia consumida representa uma queda de 3,3 por cento na região na comparação com novembro.

Segundo o ONS, a "ocorrência de temperaturas acima da média histórica para essa época do ano no mês de novembro influenciou a taxa de crescimento negativa de dezembro em relação ao mês anterior".

Para 2010, a previsão do órgão é de um crescimento de 6,1 por cento no consumo de energia.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

G20 se compromete a 'cooperar' para taxar grandes fortunas

Olimpíada de 2024 pode movimentar até 11 bilhões de euros, diz estudo

Aneel aciona bandeira verde e conta de luz deixará de ter cobrança extra em agosto

Governo prevê espaço extra de R$ 54,9 bi para gastos em 2025

Mais na Exame