Economia

Consumidor gastará mais com presentes para mãe

São Paulo - Este ano, uma fatia maior de consumidores está disposta a gastar mais com presentes para o Dia das Mães do que na mesma data em 2009. É o que revelou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao divulgar levantamento especial sobre intenção de compras para o Dia das Mães, com base nos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - Este ano, uma fatia maior de consumidores está disposta a gastar mais com presentes para o Dia das Mães do que na mesma data em 2009. É o que revelou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao divulgar levantamento especial sobre intenção de compras para o Dia das Mães, com base nos dados da Sondagem das Expectativas do Consumidor de abril. Segundo a pesquisa, realizada em mais de dois mil domicílios de sete capitais, entre os dias 1 e 20 de abril, 14,4% dos entrevistados informaram que pretendem ampliar as despesas com presentes. No ano passado, somente 9,7% dos pesquisados estavam dispostos a aumentar o gasto.

Ainda segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados planejam gastar este ano o mesmo valor do ano passado com presentes para o Dia das Mães. Em 2009, a fatia de pesquisados que pretendiam gastar o mesmo montante era de 57,4%. Já a parcela daqueles que pretendem economizar caiu. Em 2010, 19,6% pretendem gastar menos que em 2009 com presentes. Em 2009, 32,9% dos entrevistados responderam que encolheriam o gasto com relação ao ano anterior.

A maioria dos pesquisados (58,8%) pretende gastar mais de R$ 50 reais no presente. Entre os presentes mais citados estão roupas e acessórios, que foram lembrados por 47,17% dos entrevistados, perfumes e cosméticos (12,1%), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (11,6%), calçados (8,6%), livros e CDs (2,1%) e outros (17,9%).

De acordo com outra pesquisa da FGV sobre produtos e serviços mais procurados para o Dia das Mães, a variação média de preços de itens relacionados à data está abaixo da média da inflação do período. A elevação média de preços de dez produtos e serviços procurados como presentes para as mães acumulou taxa 4,12% em 12 meses até abril. No mesmo período, a inflação média medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Brasil (IPC-BR) foi de 5,72%.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasAmérica LatinaDados de BrasilConsumidoresPesquisas de mercadoFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Qual será o valor do salário mínimo em 2026?

Selic vai cair em janeiro? Mercado foca no comunicado do Copom

Banco Europeu destina 300 milhões de euros para modernizar rede elétrica da Bahia

IPCA de novembro acelera e fecha em 0,18% após queda em outubro