Economia

Conflito pode reduzir PIB do Líbano em 9,2% neste ano, diz ONU

PIB encolheu 28% entre 2018 e 2021, e a libra libanesa perdeu 98% do seu valor, causando uma inflação acelerada, segundo relatório

Conflito no Líbano: guerra pode provocar queda de 9,2% no PIB em 2024, alerta PNUD (AFP/Reprodução)

Conflito no Líbano: guerra pode provocar queda de 9,2% no PIB em 2024, alerta PNUD (AFP/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de outubro de 2024 às 17h24.

Tudo sobreLíbano
Saiba mais

Os ataques realizados no Líbano ameaçam “desestabilizar ainda mais” a economia do país, já enfraquecida por anos de crise, alertou nesta quarta-feira, 23, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A agência prevê uma queda de 9,2% no PIB em 2024 caso a guerra seja prolongada.

Depois de um ano de conflitos na fronteira, Israel e o grupo libanês pró-Irã Hezbollah estão em guerra aberta no Líbano, com o exército israelense lançando uma ofensiva terrestre no sul no final de setembro.

Impacto econômico previsto

“A escala do destacamento militar, o contexto geopolítico, o impacto humanitário e as repercussões econômicas em 2024 serão provavelmente muito maiores do que em 2006, quando começou a guerra de julho-agosto entre Israel e o Hezbollah”, observa o PNUD em seu primeiro relatório sobre o impacto econômico da guerra atual no Líbano.

A escalada ocorre em um momento em que o país já está enfraquecido por uma crise política, econômica e social prolongada. O PIB libanês encolheu 28% entre 2018 e 2021, enquanto a libra libanesa perdeu 98% de seu valor, resultando em uma inflação acelerada, segundo o relatório.

Estabilidade ameaçada

Entre 2022 e 2023, a situação econômica parecia ter se estabilizado e, antes do conflito, a agência da ONU esperava um crescimento de 3,6% para a economia libanesa em 2024, de acordo com Kawthar Dara, economista do escritório do PNUD no Líbano. Porém, se o conflito continuar até o final do ano, “a economia contrairá 9,2%” em 2024, acrescenta o economista.

Comparação com 2006 e perspectivas para 2024

O impacto do atual conflito “não estará muito longe” do observado em 2006, estimado entre 2,5 e 3,6 bilhões de dólares (8 a 10% do PIB na época), conforme o relatório. A guerra poderá ter um impacto “profundo e considerável” no PIB e no desemprego. A atividade econômica está paralisada, com fábricas, estradas, redes de irrigação agrícola e de energia elétrica sendo destruídas, segundo Dara.

Acompanhe tudo sobre:Líbano

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor