Economia

Confiança do consumidor recua pela 5ª vez no ano

Baixa confiança tanto dos consumidores quanto do empresariado, por conta da deterioração econômica, acaba dificultando a recuperação da atividade


	Indicador foi a 83,9 pontos em junho ante 85,1 pontos em maio, quando voltou a mostrar queda após uma pausa em abril
 (thinkstock)

Indicador foi a 83,9 pontos em junho ante 85,1 pontos em maio, quando voltou a mostrar queda após uma pausa em abril (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2015 às 09h13.

São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) mostrou piora em junho ao recuar 1,4 por cento na comparação com o mês anterior, na quinta queda neste ano, informou a Fundação Getulio Vargas nesta sexta-feira.

O indicador foi a 83,9 pontos em junho ante 85,1 pontos em maio, quando voltou a mostrar queda após uma pausa em abril. Com isso, o ICC atingiu neste mês o segundo menor nível da série histórica, acima apenas do patamar de março de 82,9 pontos.

"O resultado do ICC retrata um consumidor preocupado com a situação econômica geral e da família, tendo a inflação como principal vilã, seguida pelo mercado de trabalho", destacou a coordenadora da pesquisa, Viviane Seda Bittencourt.

O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 5,1 por cento em junho, para 75,1 pontos. Já o Índice de Expectativas teve alta de 0,2 por cento, para 88,6 pontos.

A baixa confiança tanto dos consumidores quanto do empresariado, por conta da deterioração econômica, acaba dificultando, por sua vez, a recuperação da atividade.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresIndicadores econômicosNível de confiança

Mais de Economia

Durigan diz que Lei da Reciprocidade pode ser discutida novamente se tarifaço dos EUA for confirmado

Inflação da Argentina desacelera em junho, representando uma vitória para Milei

Focus projeta queda de 5,30% para 5,16% do IPCA em 2026

Empresários de Brasil e EUA propõem acordo em duas etapas para evitar tarifaço