Economia

Confiança da indústria sinaliza queda em agosto

Se confirmada a queda nesta intensidade no fim do mês, o ICI permanecerá no menor nível desde abril de 2009


	Indústria: apesar de queda na confiança, Índice de Expectativas subiu 1,8%, na primeira elevação após sete meses de queda
 (Andrey Rudakov/Bloomberg)

Indústria: apesar de queda na confiança, Índice de Expectativas subiu 1,8%, na primeira elevação após sete meses de queda (Andrey Rudakov/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2014 às 11h46.

Rio - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de agosto ficou em 83,4 pontos, o que significa recuo de 1,2% em relação ao resultado final de julho, que foi de 84,4 pontos. No mês passado, o ICI caiu 3,2%.

Se confirmada a queda nesta intensidade no fim do mês, o ICI permanecerá no menor nível desde abril de 2009, quando ficou em 82,2 pontos, e manterá a trajetória declinante iniciada em janeiro deste ano. A média histórica recente do indicador está em 104,9 pontos.

"O resultado combinaria a persistência na deterioração das avaliações sobre o momento presente com a melhora das expectativas para os meses seguintes - o que não acontecia desde dezembro de 2013", informou a Fundação Getulio Vargas, em nota.

A prévia de agosto demonstra que o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 4,0%, para 82,4 pontos. Enquanto isso, o Índice de Expectativas (IE) subiu 1,8%, para 84,4 pontos, na primeira elevação após sete meses de queda.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria atingiu 83,3% em agosto, segundo a prévia. O resultado, já livre de influências sazonais, é levemente superior ao apurado no resultado final da sondagem de julho, que foi de 83,2%.

A prévia dos resultados da Sondagem da Indústria abrange a consulta a 802 empresas entre os dias 04 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa referente a agosto será divulgado no próximo dia 27.

Acompanhe tudo sobre:Confiançagestao-de-negociosIndicadores econômicosResultado

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame