Economia

Conab eleva estimativa para safra de café do Brasil

A safra é a menor desde 2009 e a produção ainda ficará 5 por cento abaixo da temporada passada


	Plantação de café: a safra é a menor desde 2009 e a produção ainda ficará 5 por cento abaixo da temporada passada
 (Divulgação)

Plantação de café: a safra é a menor desde 2009 e a produção ainda ficará 5 por cento abaixo da temporada passada (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2015 às 12h49.

São Paulo - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou nesta quinta-feira sua previsão para a safra 2015 de café do Brasil para 43,24 milhões de sacas, ante 42,15 milhões de sacas do relatório de setembro, com altas nas estimativas tanto para o café arábica quanto para o robusta.

A safra é a menor desde 2009 e a produção ainda ficará 5 por cento abaixo da temporada passada, de 45,64 milhões de sacas, ainda em decorrência de dois anos consecutivos de seca em importantes áreas produtoras, disse a Conab.

A estimativa de produção de café arábica, cuja colheita terminou em setembro, foi elevada para 32,05 milhões de sacas, ante 31,3 milhões do relatório anterior. A produção ainda está abaixo de 2014, com 32,6 milhões da sacas.

Já a produção de café robusta foi revisada para 11,19 milhões de sacas, ante 10,85 milhões em setembro. Na temporada passada, a safra de robusta do país atingiu 13,04 milhões de sacas.

A Conab atribuiu a alta na previsão de safra total do Brasil, na comparação com setembro, a ganhos registrados durante o processo de secagem que não haviam sido registrados na avaliação anterior, especialmente na Zona da Mata de Minas Gerais, Estado que responde por metade da produção brasileira.

Os ganhos durante o processo de secagem e processamento da safra também foram registrados no Espírito Santos, segundo principal Estado produtor e líder na colheita de robusta. Paraná e Rio de Janeiro também registraram ganhos na safra ante o relatório de setembro.

Acompanhe tudo sobre:Empresas estataisAgriculturaTrigoCaféCommoditiesMinistério da Agricultura e PecuáriaConab

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1