Economia

CNI informa que há crescimento gradual da produção

O percentual médio de utilização da capacidade instalada aumentou um ponto percentual de julho para agosto, quando ficou em 74%


	Fábrica da Unilever, em Valinhos, SP: para a CNI, “a tendência é redução da ociosidade, mas, assim como retratado pelos demais indicadores, de forma gradual”
 (Marcela Beltrão/EXAME.com)

Fábrica da Unilever, em Valinhos, SP: para a CNI, “a tendência é redução da ociosidade, mas, assim como retratado pelos demais indicadores, de forma gradual” (Marcela Beltrão/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2012 às 14h05.

Brasília - A indústria mostra tendência de crescimento da produção, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou hoje (21) a Sondagem Industrial de agosto.

De acordo com a avaliação, “o indicador de evolução da produção alcançou 54,7 pontos em agosto, distanciando-se da linha de 50 pontos que divide a evolução negativa da positiva”. Em julho, esse indicador estava em 51,1 pontos e no mesmo mês do ano passado em 50,1 pontos.

O indicador de emprego no setor passou de 48,5 pontos, em julho, para 49,8 pontos em agosto, mas segundo a CNI “deverá voltar a crescer nos próximos meses, caso a tendência de crescimento da produção se mantenha”.

O percentual médio de utilização da capacidade instalada aumentou um ponto percentual de julho para agosto, quando ficou em 74%. Esse percentual ficou 1 ponto percentual inferior ao apurado em agosto de 2011.

Para a CNI, “a tendência é redução da ociosidade, mas, assim como retratado pelos demais indicadores, de forma gradual”.

Quanto à expectativa de demanda para os próximos seis meses, o indicador passou de 48,5 pontos, na pesquisa feita em agosto, para 49,8 pontos, este mês. No caso das exportações, a expectativa foi ajustada de 52,4 pontos para 52,6 pontos. E para o número de empregados, de 51,2 para 51,8 pontos.

A Sondagem Industrial de agosto foi feita com base em pesquisa a 1.983 empresas de todo o país entre os dias 3 e 14 de setembro. Os indicadores variam no intervalo de 0 a 100, sendo que valores acima de 50 indicam expectativa positiva.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralIndústriaEmpregosCNI – Confederação Nacional da Indústria

Mais de Economia

Payroll: EUA cria 64 mil empregos em novembro, acima do esperado

Ata do Copom indica inflação em queda, mas mantém tom cauteloso sobre Selic

Câmara vota hoje PL que corta benefícios fiscais e pode arrecadar R$ 20 bi

Argentina flexibiliza política de câmbio e anuncia plano para acumular reservas