Economia

CNC revisa para baixo previsão de vendas para 2014

A previsão para o crescimento das vendas no varejo passou de 5,9% para 5%


	Consumidora caminha diante de loja de roupas no comércio do Rio de Janeiro: no ano passado, as vendas aumentaram 4,3%, o pior resultado desde 2003
 (REUTERS/Sergio Moraes)

Consumidora caminha diante de loja de roupas no comércio do Rio de Janeiro: no ano passado, as vendas aumentaram 4,3%, o pior resultado desde 2003 (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2014 às 13h23.

Rio - Menos de uma semana após projetar um crescimento de 5,9% para as vendas no varejo em 2014, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou para baixo sua previsão. Hoje, a Confederação informou que espera avanço "ao redor de 5%" neste ano.

A primeira projeção havia sido divulgada em 13 de fevereiro, logo após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar os dados consolidados de 2013. No ano passado, as vendas aumentaram 4,3%, o pior resultado desde 2003, quando houve queda de 3,7%.

Mais cedo, a CNC divulgou o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que recuou 0,9% em fevereiro ante janeiro. Segundo o economista da CNC Bruno Fernandes, o resultado foi um fator a mais de influência para a revisão.

"Esperamos um cenário de crédito não tão favorável neste ano, além de uma moderação no consumo. O resultado do ICF influenciou (a revisão), mas também observamos esse cenário", disse.

Acompanhe tudo sobre:ComércioVarejoVendas

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame