CMN altera direcionamento da LCA para investimento rural
O BC destacou que instituições que operam no crédito rural devem obrigatoriamente direcionar 14% dos recursos que captarem via LCA para custeio rural
Reuters
Publicado em 21 de dezembro de 2016 às 20h52.
Brasília - O Conselho Monetário Nacional ( CMN ) aprovou nesta quarta-feira resolução que altera o direcionamento de recursos da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), passando a contemplar o financiamento de investimento rural com as mesmas condições já existentes para custeio rural.
Em nota, o Banco Central destacou que as instituições que operam no crédito rural devem obrigatoriamente direcionar 14 por cento dos recursos que captarem via LCA para custeio rural a uma taxa de até 12,75 por cento ao ano.
Com a resolução, elas poderão direcionar os recursos também para financiamentos de investimento rural obedecendo à mesma taxa.
Em outro voto do BC no CMN, foram ajustadas as normas do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) para vedar o enquadramento, no Proagro Tradicional de empreendimentos em locais não alcançados pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), elaborado pelo Ministério da Agricultura.