Economia

China reduz burocracia para investimentos

Medida é esforço mais recente para aperfeiçoar a administração e transferir mais poder às empresas


	Economia na China: governo vetará apenas certos aspectos de projetos considerados estratégicos
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Economia na China: governo vetará apenas certos aspectos de projetos considerados estratégicos (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2014 às 14h43.

Pequim - A China simplificou os procedimentos para que o governo aprove projetos de investimento para aumentar a transparência e a eficiência, disse a principal agência de planejamento econômico do país nesta segunda-feira, o esforço mais recente para aperfeiçoar a administração e transferir mais poder às empresas.

O governo vetará apenas certos aspectos de projetos considerados estratégicos, como aqueles relacionados a proteção ambiental, segurança econômica e monopólios, segundo as novas regras.

As companhias terão mais autonomia para decidir questões como retornos sobre investimento e financiamento, disse o governo, sem dar mais detalhes.

"As autoridades não devem interferir com a independência de companhias na tomada de decisões de investimentos, e não devem adiar arbitrariamente os prazos de aprovação", disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma em comunicado em seu site.

A agência também disse que o processo de aprovação e a decisão do governo devem ser divulgadas para melhorar a transparência e permitir uma maior supervisão pública.

As autoridades devem divulgar claramente os documentos de que as empresas necessitam para facilitar suas apresentações de projetos, acrescentou a agência.

A redução da burocracia é parte de planos amplos da China para reformar sua economia para uma que seja mais movida por forças do mercado, e Pequim já descartou alguma burocracia e simplificou regras para vários tipos de investimento.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBurocraciaChinaInvestimentos de empresas

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega