Economia

China pode ajudar setores com excesso de capacidade

O país enfrenta excesso de capacidade em diversos setores, incluindo de siderurgia, automóveis e painéis solares


	"O governo pode fazer muito para dar suporte político a empresas de setores onde existe excesso de capacidade", afirmou o pesquisador Shi Yaodong
 (China Daily/Reuters/Reuters)

"O governo pode fazer muito para dar suporte político a empresas de setores onde existe excesso de capacidade", afirmou o pesquisador Shi Yaodong (China Daily/Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2013 às 11h35.

Pequim - O governo da China poderia ajudar as empresas a saírem de setores prejudicados pelo excesso de capacidade e transferirem a produção para outros locais, afirmou Shi Yaodong, pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa do Conselho Estatal, durante um fórum financeiro.

"O governo pode fazer muito para dar suporte político a empresas de setores onde existe excesso de capacidade, por exemplo criando fundos especiais para ajudar as empresas a saírem desses setores", disse.

Os fundos poderiam ser usados para as companhias compensarem funcionários, modernizarem equipamentos e reduzirem as dívidas, segundo Shi.

A China enfrenta excesso de capacidade em diversos setores, incluindo de siderurgia, automóveis e painéis solares, ao mesmo tempo que tenta solucionar o problema da desaceleração do crescimento econômico e da queda dos preços nas portas das fábricas.

Por anos o governo chinês tentou resolver a questão reduzindo ou eliminando capacidade obsoleta e elevando as exigências para empresas entrarem em certos setores.

No passado, o governo prometeu não aprovar novos projetos em certos setores, mas encontrou dificuldades para manter limites a investimentos durante um período prolongado por causa de pressão política, especialmente de governos locais.

As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEmpresasIndústriaIndústrias em geral

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame